segunda-feira, 9 de março de 2009

CITAÇÃO - VÁLIDA

DÚVIDA:

1) O que vem a ser citação válida?

R: Art. 247. As citações e as intimações serão nulas, quando feitas sem observância das prescrições legais. A *forma* descrita para que seja válida a citação está no art 213 e seguintes.

2) No Processo de Conhecimento, pode-se considerar como sendo uma citação não-válida a citação feita a réu indicado erroneamente = não é legítimação para atuar no pólo passivo?
(que não deveria ocupar o polo passivo = não tem legitimidade para ocupar o polo passivo = não tem legitimidade para ser o sujeito passivo)
Se sim, isso significa que antes que a citação seja enviada ao sujeito passivo para ocupar o polo passivo daquela ação ela poderá ser modificada?

( comentários aos art. 219 e 220 do CPC )

A norma contida no art. 219, caput, do CPC, disciplina os efeitos do ato de citação válida, vale dizer, aquela realizada de modo regular, mediante a escolha da modalidade citatória adequada, e observância das regras formais pertinentes1. Não invalida, contudo, a citação, o fato de ter sido ordenada por juiz incompetente, ainda que se trate de incompetência absoluta. O processo instaurado perante órgão jurisdicional sem competência não é nulo, por isso que, embora a regra processual não especifique a espécie de competência – se absoluta ou relativa – entende-se que mesmo a citação realizada perante juiz absolutamente incompetente é válida2.

OBRAS PARA DOWNLOAD interessantes!!
-
Nova Sistemática Processual Civil - Coord. José Maria Rosa Tesheiner - Jurisdição Voluntária - José Maria Rosa Tesheiner - Medidas Cautelares - José Maria Rosa Tesheiner - Pressupostos Processuais e Nulidades no Processo Civil - José Maria Rosa Tesheiner- Elementos para uma Teoria Geral do Processo - José Maria Rosa Tesheiner

Artigo: Condições Processuais

Exemplo de Ação declaratória de nulidade de ato processual por motivo de citação inválida!

Blog de Direito Proc Civil II

Citação no Processo Trabalhista

Artigo sobre Citação relacionando artigos do CPC

Blog com aulas transcritas

Nenhum comentário:

Postar um comentário